Dúvidas FREQUENTES

Relacionamos aqui tudo o que você precisa saber. Não encontrou o que queria? Envie a sua pergunta para faleconosco@blzseguros.com.br

É um produto que garante cobertura em diversas situações e imprevistos que possam acontecer durante o período que você estiver viajando. Grande parte dos planos inclui coberturas médicas e odontológicas, que costumam ser muito caras, principalmente fora do país, ajuda financeira e jurídica, repatriação em caso de falecimento e assistência caso haja extravio de bagagens por parte da companhia aérea, além de outras coberturas adicionais que podem enriquecer o seu plano.

Sinistro é a ocorrência de acontecimentos previstos no contrato de seguro, de natureza súbita, involuntária e imprevista. Os prejuízos causados pelos riscos cobertos são indenizados ao segurado.

É de extrema importância. Quando algo ruim acontece, um sinistro, e você fica em dificuldade, é um alívio lembrar que você fez seguro. Você entra em contato com a seguradora e descobre uma lista de documentos a enviar e procedimentos a seguir. Você pensa, fala e até grita às vezes: “Puxa! Deveria ser simples! Eu preciso de ajuda!”. É verdade, é um pouco chato, mas é necessário. Mas você sabe por quê? Porque a seguradora precisa saber o que aconteceu com detalhes. Enviar documentos é contar formalmente o que aconteceu. Lembre-se de contar a história inteira. Assim, você evita uma demora desnecessária no processo. Além disso, a seguradora tem a obrigação de controlar corretamente os pedidos de indenização e os documentos recebidos, isso porque é necessário cumprir com algumas leis e também para evitar fraudes e lavagem de dinheiro que são atividades criminosas que podem, inclusive, contribuir para o financiamento de outros crimes e prejudicar toda a sociedade. Como toda relação, o caso entre você e sua seguradora tem regras e os dois lados têm direitos e deveres. 

Consulte os riscos cobertos e excluídos do seguro e o período de vigência, que é o período em que está coberto pelo seguro. Você encontra essas e outras informações nas condições contratuais do seu seguro. Por exemplo: se você contratou um seguro para roubo de celular, não perca tempo fazendo o processo para pedir indenização porque o celular parou de funcionar ou quebrou ao cair no chão. Do mesmo jeito, não peça cobertura por roubo se você contratou um seguro de garantia estendida (que cobre defeitos funcionais do aparelho). Existem seguros diferentes para riscos diferentes. Saiba exatamente o que seu seguro cobre.

Não. O titular e/ou seus dependentes não pagam nenhum valor adicional ao dentista da Rede Credenciada. Todos os procedimentos cobertos pelo plano estão inclusos.

  1. Qual a diferença em optar por pagamento mensal, anual ou anual com desconto de meu plano? Sendo um mesmo plano, as coberturas são as mesmas, o que muda é o período de carência a ser cumprida (espera para início da utilização do plano). O plano anual com desconto é a opção mensal paga de uma só vez, com o desconto de duas mensalidades e carências relacionadas. A opção anual sem desconto é para utilizar sem carência, ou seja, não há período mínimo de espera para início da utilização do plano.

  2. Quem pode contratar o plano? O contratante responsável deve ser maior de idade (acima de 18 anos). Caso o titular seja menor de idade, há a necessidade de um responsável maior de idade, mesmo que este não tenha interesse no plano odontológico. Sendo assim, o menor de idade será titular do plano e o maior de idade será o responsável legal.

  3. Posso contratar um plano para qualquer pessoa (pai, mãe, irmão, primo etc.)? Sim, você pode contratar um plano para outra pessoa como titular, contanto que ela tenha 18 anos ou mais. Poderão entrar como dependentes aqueles que possuam vínculo familiar dependente com o titular (ex. filhos, enteados, esposa, etc.). Caso não possua esse vínculo, deverá ser feito um contrato individual para cada pessoa.

  4. Qual é o início de vigência dos planos? Ocorre a partir da confirmação do pagamento e depende da modalidade escolhida no momento da compra: – Opção Mensal: 12 parcelas de igual valor (checar carências de seu plano). – Opção Anual com desconto: é a opção mensal paga de uma só vez, com o desconto de duas mensalidades no valor total (checar carências de seu plano). – Opção Anual sem desconto: opção paga de uma só vez, sem desconto, para utilizar sem carência, ou seja, não há período mínimo de espera para início da utilização do plano (24 horas após adesão). Para todas as modalidades, 24 horas após a adesão você já poderá utilizar para emergência / urgência. É a partir da data de vigência que ocorre a contagem do período da carência, conforme plano contratado.

  5. Há limites para o número de consultas ou tratamentos?  Você poderá realizar os tratamentos necessários, que possuírem indicação clínica sem limites de utilização.

  6. Por quanto tempo tenho que permanecer no plano? A permanência está condicionada ao período de vigência do contrato, ou seja, 12 (doze) meses com início a partir da data de contratação. Ao término da primeira vigência contratual, não havendo manifestação do contratante no prazo de 30 (trinta) dias de antecedência, o contrato será renovado por prazo indeterminado. 

 

A Affinity, desde que mantenha no(s) local(ais) de destino de viagem do segurado uma rede de serviços autorizada, poderá, em substituição ao pagamento do capital segurado, na forma de reembolso ou indenização em espécie, oferecer a prestação do serviço correspondente, conforme previsto nas Condições Contratuais. Neste caso, a Affinity manterá telefone gratuito de assistência ao segurado, disponível 24 horas e com atendimento em português, o qual constará, em destaque, no Bilhete de Seguro.

Na impossibilidade de contato com o telefone gratuito disponibilizado pela Affinity e/ou a utilização de profissionais e/ou rede de serviços autorizada, o segurado ou beneficiário poderá optar por prestadores de serviços à sua livre escolha, desde que legalmente habilitados, ficando a seguradora responsável pelo reembolso das despesas até o limite máximo do capital segurado contratado.

Não existe franquia para o Porto Seguro Equipamentos Portáteis. No entanto, em caso de sinistro, você terá a Participação Obrigatória do Segurado, de acordo com o valor estabelecido na apólice.

É uma opção que estende a cobertura do seguro ao cônjuge ou companheiro(a). Possui as seguintes características:

– O capital segurado para o cônjuge corresponde a 50% do capital segurado do titular.

– A indenização referente ao falecimento do cônjuge será paga ao segurado principal.

– Neste plano, são também solicitadas informações sobre o cônjuge, na declaração de saúde.

Esportes de alto risco em geral, bem como algumas profissões e atividades consideradas de risco agravado (consulte Condições Gerais para mais detalhes). A seguradora analisa as propostas, caso a caso, e tem até 15 dias, a partir do recebimento da proposta, para se manifestar sobre a recusa. 

Ao logar com seus dados no site da BLZ, no menu "Apólices", você tem acesso a todas as documentações das suas contratações, basta realizar o download do arquivo.

O Seguro Viagem funciona mediante reembolso após pagamento efetuado e apresentação de documentos exigidos pela seguradora, sujeitos a aprovação. No Cartão de Assistência em Viagem, como é caso do Affinity Assistência, o passageiro é orientado sobre o local de atendimento para sua necessidade e utiliza a rede credenciada, conforme condições gerais

Normalmente, estes produtos agregados ao cartão de crédito, não cumprem com o valor mínimo exigido pelo Tratado de Schengen, tendo como limite, a cobertura de até 5.000 dólares para despesas médicas e utilizando franquias para disponibilização das coberturas. É necessário informar-se junto a administradora do cartão, certificando-se os reais limites de cobertura e franquias aplicadas. Além disso, em regras funcionam por reembolso e não estão aptos a lhe indicar hospitais e clínicas próximos de você em caso de emergência médica.

O Tratado de Schengen é um acordo assinado entre países da Comunidade Européia que estabelece a obrigatoriedade de que os turistas visitando esses países comprovem possuir uma Assistência a Viagens com valor mínimo de € 30.000 para garantir assistência médica por doença ou acidente.

Assim que perceber a falta de sua bagagem, dirija-se ao pessoal da companhia aérea e preencha o formulário "P.I.R.". Imediatamente e antes de abandonar o aeroporto, ligue para a central de atendimento Affinity Assistência