17/07/2019

DIVERSIFICAÇÃO FINANCEIRA

Faça seu dinheiro trabalhar a seu favor!

Especialistas em investimentos sugerem como melhorar e aumentar a qualidade do patrimônio

Conquistar uma bela tranquilidade financeira, com folga para a manutenção de uma vida confortável, repleta de lazer e entretenimento, é um desafio para a maioria dos brasileiros. A falta de informação sobre educação financeira e, consequentemente, investimentos, provoca apatia e um considerável prejuízo patrimonial, principalmente quando analisamos a situação a médio e longo prazo. “Fomos ensinados a trabalhar pelo dinheiro. Mas esta não é a única forma de conseguirmos ganhar mais. Se há o desejo de aumentar o patrimônio já conquistado pela força de trabalho, precisamos aprender a fazer esse dinheiro também trabalhar para nós”, orienta o CEO da IHB Brazil, Jorge Bononi.

Usar todo o tempo disponível, e mais um pouco, para o trabalho, pensando em acumular riquezas, quase sempre não é suficiente para se chegar a lugares extraordinários. "Uma estratégia eficiente baseia-se na construção de ativos. Eles é que são capazes de fazer o dinheiro multiplicar, gerando uma renda contínua e independente do trabalho. Assim é possível adquirir segurança e liberdade financeira com conforto e tempo para o desfrute”, orienta o especialista.

As dicas apresentadas por Bononi são também praticadas por ele, que investe em imóveis na Flórida há quase 10 anos. "A IHB surgiu da vontade de levar até o Brasil os ótimos investimentos que encontramos nos EUA quando fomos em busca de oportunidades financeiras para diversificar e melhorar a qualidade do nosso patrimônio particular. Agora, nosso objetivo é ajudar brasileiros a realizarem sonhos a partir do investimento no aumento seguro de suas riquezas, tal qual fizemos e continuamos a fazer", conta.

O trabalho da IHB Brazil baseia-se em identificar boas alternativas de negócios em imóveis, nos EUA e em Portugal, adequadas às diversas necessidades e perfis dos brasileiros. "Ambos os países oferecem ótimas opções de investimento. Suas economias estáveis e ambiente multicultural, com crescente fluxo turístico e foco em infraestrutura, educação e lazer, criam um cenário altamente produtivo para as aplicações, com oportunidades sólidas, capazes de oferecer ganhos estáveis ao longo do tempo", indica Sérgio Martins, diretor de investimentos em Portugal da IHB Brazil.

O especialista complementa afirmando que, diferente do que possa parecer, o cenário de incertezas do Brasil é propício para a realização de investimentos, principalmente quando falamos sobre diversificação do patrimônio. "Diversificar é alternar a alocação do dinheiro em diferentes frentes de retorno para não ficar refém das oscilações fiscais e econômicas que nos são impostas. Dessa forma, é possível mitigar o risco dos investimentos com maior liquidez, rentabilidade consistente e segurança", explica Sérgio.

 

 

Investindo nos EUA

Só em 2018, segundo dados divulgados pelo Estadão, os brasileiros investiram US$2 bilhões em imóveis na Flórida. Na escala de maiores compradores, o Brasil está atrás apenas do Canadá, que é líder. O valor é 15% superior ao investimento realizado em 2017 e a expectativa é que este ano haja um aumento de 10%. Os fundos imobiliários americanos foram os investimentos que mais celebraram resultados positivos nos últimos 15 anos, ostentando ganhos de 8,5% ao ano, segundo dados do Nareit Estate Index. "Os EUA é o país mais rico do mundo no que diz respeito à riqueza privada de seus indivíduos, segundo o Global Wealth Report Review 2018. Há dez anos a economia do país está em constante crescimento. A cidade de Orlando, por exemplo, apresenta taxa de desemprego inferior a 3% e houve um aumento de 7% no fluxo de pessoas em seu aeroporto em relação ao ano passado. Isso demonstra a prosperidade local, a capacidade financeira da população e o turismo sempre crescente", afirma Bononi.

 

Investindo em Portugal

Já as vendas de imóveis em Portugal bateram recorde de crescimento em 2018, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE). Foram 16,6% a mais em relação ao ano anterior. O maior volume dos últimos 10 anos. O país, considerado um dos mais seguros do mundo para se viver, oferece muitos benefícios migratórios e pouca burocracia para quem deseja empreender no país. Isso explica o fato de os estrangeiros terem sido responsáveis por 20% desse mercado, de acordo com a Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP). Segundo ela, brasileiros e franceses seguem liderando o ranking de melhores investidores do segmento.

 

MOTIVOS PARA INVESTIR

1- Colocar o dinheiro para trabalhar a seu favor.

2- Vencer a inflação, mantendo o poder de compra e evitando que o dinheiro seja desvalorizado.

3- Não deixar o dinheiro ocioso.

4- Conquistar liberdade financeira, podendo garantir sustento independente do trabalho.

5- Retornos mais altos.

 

MOTIVOS DIVERSIFICAR PATRIMÔNIO

1- Driblar o risco a partir de um portfólio que inclua imóveis.

2- Aplicar em diferentes moedas mitigando o risco Brasil.

3- Rentabilidade mais consistente.

4- Segurança.

 

FONTE: https://ihbbrazil.com/blog/single/11

 

 

Leia Também