05/12/2019

PASSAPORTE: LISTAMOS TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA TIRAR SEU DOCUMENTO DE VIAGEM.

Dicas

 

 

Começou a contagem regressiva para as férias de fim de ano. Entre dezembro e fevereiro, muitos brasileiros vão fazer as malas e embarcar rumo a novos destinos. E se você está pensando em uma viagem internacional, saiba que terá que ter em mãos um passaporte válido.

 

Com exceção dos países integrantes do Mercosul (Argentina, Chile, Bolívia, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela), nos quais nós, brasileiros, podemos entrar com nossa identidade emitida há menos de 10 anos, os demais destinos exigem de cada turista um passaporte com, pelo menos, mais de seis meses de validade a partir da data de embarque.

 

Para começar, existem algumas exigências antes que você saia por aí com seu passaporte, elas são: possuir título de eleitor, quando obrigatório; ter votado na última eleição, quando obrigatório, justificado, ou pago a respectiva multa; homens devem estar quite com o serviço militar obrigatório. No Brasil, o atendimento é presencial: o passaporte deverá ser solicitado exclusivamente por seu titular, que deverá comparecer ao posto escolhido tanto no atendimento de solicitação como na entrega do passaporte pronto. Menores de idade devem estar presentes acompanhados dos pais ou de um responsável legalmente instituído.

 

Ah, vale lembrar que por aqui não existe a opção de renovação. Se você está tirando um novo passaporte, deve levar o antigo para que ele seja cancelado. Os vistos válidos continuarão vigentes e o documento lhe será devolvido.

 

Saiba como tirar seu passaporte:

- Entre no site da Polícia Federal e verifique se você tem os documentos exigidos para a emissão do passaporte.

- Preencha o formulário de solicitação e agende o seu atendimento. Se tiver uma viagem marcada faça isso com antecedência, em alguns postos não é tão fácil marcar rapidamente.

- Imprima ou salve o protocolo de solicitação, após o preenchimento da ficha e o agendamento do atendimento.

- Emita a Guia de Recolhimento da União (disponível após o preenchimento do formulário) e a pague os R$ 257,25 antes de ir ao posto da Polícia Federal na data agendada.

- No dia do atendimento separe todos os documentos originais exigidos para a emissão do passaporte, o comprovante de pagamento da Guia de Recolhimento da União e o protocolo de solicitação em uma mesma pasta ou envelope. Certifique-se de que você está com eles na sua bolsa ou em mãos antes de sair de casa.

- Vá ao posto de atendimento da Polícia Federal no dia agendado e se programe para chegar lá 15 minutos antes do horário marcado. Assim, você corre menos risco de chegar atrasado ou de ficar com aparência cansada na foto do passaporte.

- Não é necessário ter viagem marcada ou passagem emitida para pedir o passaporte. O atendente da Polícia Federal pode até fazer alguma pergunta nesse sentido, mas é só para descontrair. Durante o atendimento, ele recolherá a sua assinatura, tirará suas digitais e baterá a foto que irá aparecer no seu documento.

- Ao final do atendimento, você receberá um protocolo com a data de entrega do passaporte, que varia de acordo com a sua cidade e época. É possível acompanhar o processo de emissão do documento através do site da Polícia Federal.

- No dia marcado para a entrega do passaporte, vá novamente ao posto da Polícia Federal, com um documento com foto e seu protocolo, e retire o documento.  A entrega é feita por ordem de chegada. O passaporte é cancelado se não for retirado até 90 (noventa) dias após a solicitação presencial, sem devolução da taxa paga.

– O passaporte tem validade de dez anos para pessoas acima dos 18 anos. Abaixo desta idade o prazo varia de um a cinco anos.

 

Pronto, agora é só escolher o destino e boa viagem! Mas não esqueça que muitos países, como os Estados Unidos, exigem visto de entrada, aí começa um outro processo. E a Europa vai passar a exigir dos brasileiros uma autorização de viagem. Portanto, fique atento!

 

FONTE: http://blogdoaffinity.com.br/?p=2225

 

Leia Também

30/11/2020
CHILE REABRE FRONTEIRAS E PASSA A EXIGIR SEGURO VIAGEM DE US$ 30 MIL
Seguro Viagem   O Chile reabriu suas fronteiras para turistas internacionais ontem (23/11). A partir de agora os brasileiros já podem visitar a belíssima Santiago,…
10/11/2020
Lista das 90 fronteiras abertas para o turista brasileiro!
Muitos países estão aceitando o desembarque direto de brasileiros em voos desde o Brasil, ou definiram a data de retomada. Conheça agora essa lista!  …
05/11/2020
ARGENTINA AUTORIZA ENTRADA DE BRASILEIROS E PASSA A EXIGIR SEGURO VIAGEM
Dicas, Seguro Viagem Um dos destinos mais procurados pelos brasileiros que viajam ao exterior está novamente de portas abertas para a gente, ou melhor, fronteiras abertas.…
08/10/2020
PESQUISA REVELA DESTINOS MAIS RESERVADOS PELOS BRASILEIROS ENTRE ABRIL E AGOSTO
Desde que a pandemia de COVID-19 começou, os brasileiros passaram a redescobrir destinos domésticos para aproveitarem os períodos de férias e folgas. Viagens pelo Brasil,…
29/09/2020
Brasil sofreu 1,6 bilhão de ataques cibernéticos no primeiro trimestre de 2020
Um estudo recente publicado pela empresa de segurança na rede Fortinet registrou mais de 9,7 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos na América Latina, sendo…
25/09/2020
AFFINITY ANUNCIA COBERTURA PARA COVID-19 REGULAMENTADA PELOS ÓRGÃOS OFICIAIS
24 DE SETEMBRO DE 2020 O desejo de todo viajante nos tempos atuais acaba de se tornar realidade através da Affinity Seguro Viagem. A empresa…